Perfis conceituais de entropia e espontaneidade de processos físicos e químicos: uma abordagem voltada para a sala de aula Autores Edenia M. R. do Amaral Universidade Federal Rural de Pernambuco Eduardo F. Mortimer Universidade Federal de Minas Gerais DOI: 10.2436/20.2003.02.249 Palavras-chave: perfis conceituais, entropia e espontaneidade, heterogeneidade do pensamento e da linguagem, abordagens para o ensino Resumo O artigo tem por objetivo apresentar diferentes modos de pensar e falar sobre espontaneidade de processos físicos e químicos e entropia, estruturados em zonas de um perfil conceitual, a partir de situações e fenômenos que podem ser discutidos por professores em sala de aula. A discussão sobre a heterogeneidade do pensamento e da linguagem desses dois conceitos será usada como suporte para a proposição de recursos epistemológicos, pedagógicos e didáticos que podem possibilitar uma abordagem contextualizada e plural para o conceito de entropia e de espontaneidade dos processos físicos e químicos, buscando facilitar a ação docente em aulas de química. Biografia do Autor Edenia M. R. do Amaral, Universidade Federal Rural de Pernambuco Professora Titular Sênior da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Graduada em Engenharia Química, mestre em Ciências Nucleares (UFPE) e doutora em Educação (UFMG). Desenvolve pesquisas sobre perfis conceituais, linguagem, cognição e cultura na aprendizagem de conceitos científicos, e abordagens didático-pedagógicas para promover uma educação científica crítica e transformadora. Eduardo F. Mortimer, Universidade Federal de Minas Gerais Professor Emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É bacharel e licenciado em Química, pela UFMG e doutor em Educação pela USP. Suas publicações incluem “Conceptual Profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts”, em parceria com Charbel El-Hani, publicado pela Springer. Downloads PDF Publicado 2024-03-06 Edição n. 32 (2023) Seção Aprenentatge de conceptes i models Licença La propietat intel·lectual dels articles és dels respectius autors.Els autors en el moment de lliurar els articles a la revista Educació Química per a sol·licitar-ne la publicació accepten els termes següents:Els autors cedeixen a la Societat Catalana de Química (filial de l’Institut d’Estudis Catalans) els drets de reproducció, comunicació pública i distribució dels articles presentats per a ser publicats a la revista Educació Química. Els autors responen davant la Societat Catalana de Química, de l'autoria i l'originalitat dels articles presentats.És responsabilitat dels autors l’obtenció dels permisos per a la reproducció de tot el material gràfic inclòs en els articles.La Societat Catalana de Química, està exempta de tota responsabilitat derivada de l’eventual vulneració de drets de propietat intel·lectual per part dels autors.Els continguts publicats a la revista estan subjectes —llevat que s’indiqui el contrari en el text o en el material gràfic— a una llicència Reconeixement - No comercial - Sense obres derivades 3.0 Espanya (by-nc-nd) de Creative Commons, el text complet de la qual es pot consultar a http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/es/deed.ca. Així doncs, s’autoritza el públic en general a reproduir, distribuir i comunicar l’obra sempre que se’n reconegui l’autoria i l’entitat que la publica i no se’n faci un ús comercial ni cap obra derivada.Educació Química no es fa responsable de les idees i opinions exposades pels autors dels articles publicats.