Ensino e aprendizagem do conceito de substância química como material puro por estudantes de ensino médio Autores Renata Rosa Dotto Bellas Universidade do Estado da Bahia José Luis de Paula Barros Silva Universidade Federal da Bahia Palavras-chave: Substância química, pureza química, ensino-aprendizagem de conceitos, teoria histórico-cultural, ensino médio. Resumo Em vista das concepções espontâneas do termo substância apresentadas por estudantes do ensino médio, investigamos como o ensino fundamentado na teoria histórico-cultural contribui para a aprendizagem do conceito de substância química como material puro. Diálogos de aula foram gravados em áudio, transcritos e analisados. Os resultados mostram como os estudantes iniciaram a aprendizagem do critério de pureza química e do significado químico de substância, empregando-os adequadamente. Biografia do Autor Renata Rosa Dotto Bellas, Universidade do Estado da Bahia É licenciada em química e doutora em ensino, filosofia e história das ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de ensino de ciências, atua no ensino da química e na investigação do ensino e da aprendizagem de conceitos científicos. José Luis de Paula Barros Silva, Universidade Federal da Bahia É químico e doutor em química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular de físico-química aposentado da UFBA. Tem como campo principal de investigação o ensino e a aprendizagem de conceitosquímicos, com o aporte da história e da filosofia da química. Downloads PDF (Portugués) (Català) PDF (Portuguese) (English) PDF (Portugues) (Español) PDF Edição n. 28 (2021) Seção Monografia: Substància química Licença La propietat intel·lectual dels articles és dels respectius autors.Els autors en el moment de lliurar els articles a la revista Educació Química per a sol·licitar-ne la publicació accepten els termes següents:Els autors cedeixen a la Societat Catalana de Química (filial de l’Institut d’Estudis Catalans) els drets de reproducció, comunicació pública i distribució dels articles presentats per a ser publicats a la revista Educació Química. Els autors responen davant la Societat Catalana de Química, de l'autoria i l'originalitat dels articles presentats.És responsabilitat dels autors l’obtenció dels permisos per a la reproducció de tot el material gràfic inclòs en els articles.La Societat Catalana de Química, està exempta de tota responsabilitat derivada de l’eventual vulneració de drets de propietat intel·lectual per part dels autors.Els continguts publicats a la revista estan subjectes —llevat que s’indiqui el contrari en el text o en el material gràfic— a una llicència Reconeixement - No comercial - Sense obres derivades 3.0 Espanya (by-nc-nd) de Creative Commons, el text complet de la qual es pot consultar a http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/es/deed.ca. Així doncs, s’autoritza el públic en general a reproduir, distribuir i comunicar l’obra sempre que se’n reconegui l’autoria i l’entitat que la publica i no se’n faci un ús comercial ni cap obra derivada.Educació Química no es fa responsable de les idees i opinions exposades pels autors dels articles publicats.